Começa o ano com K21 Pico do Urubu!
FranHaydin

K21 Pico do Urubu 2016

O primeiro texto do ano dá início à primeira prova de 2016, com grande nível técnico e grandes atletas. Isso mostra como será a temporada...

Mas antes, vamos voltar um pouco em 2015 e explicar como cheguei na K21 Pico do Urubu. Bom, final de 2015, na prova INDOMIT Costa Esmeralda Ultra-Trail®, infelizmente no km 8 tropecei em um banco de areia na praia e na tentativa de compensar a pisada para não cair, sofri uma fratura na cabeça da Fíbula por avulsão, devido a força de tração do músculo e tendão. O ano de treinos e provas acabou pra mim em Novembro, em 7/11, mas ainda tinha um desafio, K21 Serra do Japi, porém, com a perna imobilizada não tinha como realiza-lá. Então transferi a inscrição para a primeira prova da temporada K21, o PICO do URUBU!

Foram dois meses imobilizados: Novembro e Dezembro. Retomei os treinos em Janeiro... dia após dia, treino após treino, disciplina após disciplina... a RETOMADA com FOCO na Prova K21 Pico do Urubu era uma DECISÃO!

Chegou o dia da Prova

Começou o ano com muita adrenalina na K21 São Paulo, no Pico do Urubu. Com um percurso técnico e desafiador. Havia 3 opções de percursos: 5, 10 e 21km com largada às 9h para todas as distâncias, que na minha opinião é ponto negativo para uma prova com 1.300 atletas. Os percursos passam por trilhas fechadas, subidas, subidas, mais subidas e muita terra.

Cheguei cedo, climatizei, peguei as dicas de ouro com o Treinador José Virginio de Morais, alongamos, fui para o aquecimento pré-prova e depois para o pórtico da largada, mas foi bem difícil me posicionar como eu queria, de novo, ponto negativo largada com todas as distâncias, afinal são 1.300 atletas.

Algumas informações importantes sobre o percurso foram passadas minutos antes da largada, que teve atraso de aproximadamente 10 minutos.

"Foi uma prova muito dura, acho que uma das provas mais técnicas que já fiz. Estão todos de parabéns, mais uma vez a K21 ensinou para o Brasil como se faz uma prova trail de verdade" - afirmou Marcos Francisco, campeão da K21 Pico do Urubu.

Os 5 kms teriam 6 kms, que os 10 kms teriam 11 kms e os 21 kms chegariam a no máximo 19 kms. Dada a largada, procurei sair em ritmo forte para evitar congestionamento no início da trilha, mas até o momento da separação da prova dos 5km e dos 10 Km não dava para ter noção contra quem estava correndo. Até esse momento fiz minha corrida impondo ritmo, pois uma hora o percurso mudaria e eu só veria os atletas que estavam inscritos na mesma distância que eu.

Percurso com muitos single-tracks, extremamente duros e técnicos, subidas que necessitavam de apoios de troncos, galhos ou até mesmo 4 apoios para subir, além de ter que fazer muita força nas pernas. Infelizmente, o percurso voltou a encontrar os atletas da distância 10km. Muitos atletas dos 10 abriam caminho, até elogiavam, pois quem estava nos 21 naquele momento da prova vinha em ritmo forte, porém alguns atletas dos 10 estavam com fones de ouvido não ouviam o pedido de licença e até ficavam bravos com as ultrapassagens. Estávamos passamos por trechos técnicos, muito escorregadios e com muitas raízes, então todo cuidado era pouco, de novo, ponto negativo largada com todas as distâncias.

Nos últimos quilômetros tentei apertar um pouco o ritmo e tirar alguma diferença, mas a prova estava com o nível de atletas bem alto, principalmente na minha categoria de idade (40-44 anos). Finalizei a prova com 02:25:24. Fiquei em 29° colocado na Geral e em 5° na categoria. Veja o Resultado K21 Pico do Urubu 2016.

O percurso da distância 21km foi praticamente igual ao ano passado (2015) com um acréscimo de 700 metros, isso comparado com o registro do meu Garmin.

A temporada 2016 está só começando com grande nível técnico e com grandes atletas. O ano promete ser bem forte e os treinos não podem parar... Vamos para o próximo desafio!!

#franhaydinlife #sonheluteconquiste #apoioaoatleta #camelbak #dlone #nutriflaviosantana #hmnutrisport #jvmtrailrun #prussik #youneedtoknow #dontstoprunning #gofranhaydinlife #trailrun #trailrunning #corridademontanha #k21 #k21series #k21picodourubu